Blog

05 de Janeiro - Dia do Dactiloscopista

DECRETO Nº 2.871-20/11/63

Apesar do nome muito complicado, a função de datiloscopista é bastante necessária para desvendar e solucionar crimes.
 
São eles que, através de determinação judicial ou flagrante delito, identificam pessoas e cadáveres, coletam impressões digitais, registrando informações em laudos, boletins e relatórios. Para a realização de seu trabalho, o dactiloscopista deve preservar o local do crime e colher provas.
 
Mas além disso, o dactiloscopista também é responsável pela expedição de carteiras de identidade. Resumindo, o dactiloscopitsta é o perito na identificação das impressões digitais.
Na etimologia da palavra, o elemento datilo significa dedo e copista vem do grego scopein que significa olhar, examinar.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA DATILOSCOPIA

Perenidade
Dia do DactiloscopistaOs desenhos digitais começam a existir no 6º mês de vida fetal e perduram até a putrefação cadavérica.
Imutabilidade
Os desenhos digitais têm a propriedade de não mudar sua forma original, desde que surge até a decomposição do corpo. Classificabilidade: As figuras digitais podem serem classificadas para arquivamento e pesquisas.
Variabilidade
Os desenhos digitais têm a propriedade de variar de dedo para dedo e de pessoa para pessoa.
Duas impressões digitais só serão consideradas idênticas quando apresentarem doze ou mais "Pontos Característicos", com a mesma configuração e que tenham exatamente a mesma localização.
Fonte: UFGNet, Soleis

Poderá gostar de...


O que andam dizendo da gente...

  • Inovação e Qualidade caminham juntas na Gráfica Moura Ramos!

  • Qualidade e agilidade são características da Moura Ramos, estou muito satisfeito com os serviços prestados.

  • Com profissionais exemplares... a Moura Ramos tem a competência de atender todas as exigencias dos clientes. Tenho orgulho de ser um deles... Parabéns a todos.